segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

A Importância do Terapeuta Floral na escolha do Floral adequado


Posso escolher florais por conta própria?


    As diversas listas que relacionam essências florais com sintomas que encontramos na Internet, em livros e em revistas podem ser utilizadas  para obter uma noção da abrangência dos florais. Entretanto não é produtivo  escolher florais tendo como base apenas essas listas objetivas, pois cada pessoa é diferente da outra e as causas de seus problemas são diferentes, razão para a escolha de essências florais ser personalizada.
    Para obter resultados positivos, a escolha das essências deve ser adequada à pessoa, ao seu contexto e à sua personalidade. Por esse motivo, o terapeuta especializado não escolhe essências pensando apenas em sintomas como: stress, agitação, tristeza, saudades, insônia, ansiedade, depressão, obesidade, medo, ciúmes, raiva, falta de concentração, preocupações, etc. 
    Escolhemos florais para a pessoa que tem essas e inúmeras outras dificuldades.
    As essências florais indicadas para uma pessoa que tem um sintoma, podem ser completamente diferentes das essências indicadas para uma outra pessoa que tem o mesmo sintoma.
    Outro fator importante que nos leva a ter cautela é que os florais podem, eventualmente, trazer para a consciência conteúdos internos que estavam escondidos. Se estamos sofrendo fica ainda mais difícil ter clareza para escolher as essências e lidar com a situação sem suporte. Podemos não estar preparados ainda para encarar esses sentimentos e corremos o risco de gerar mais confusão do que resultados positivos.
    É preciso estudar a causa do desequilíbrio para fazer a escolha dos florais, para que o efeito seja duradouro e não simplesmente um paliativo, que eventualmente dá um alívio momentâneo, pois na primeira situação estressante os sintomas podem voltar.
    A terapia floral, com acompanhamento, visa mais do que aliviar sintomas. Tem o objetivo de identificar as causas emocionais que levaram ao surgimento dos mesmos. A pessoa é vista como um todo. Ao mesmo tempo que consegue alívio para a situação atual, também desenvolve o auto conhecimento podendo assim  tratar as causas de seu sofrimento.
     Fonte: http://www.floraisbach.com.br/florais/posso-escolher-essencias-por-conta-propria/

    Nenhum comentário: