domingo, 15 de setembro de 2013

A Filosofia do dr. Edward Bach


aquarela - Ana Cristina Bachiega

Dr. Edward Bach, em Os Doze Curadores, escreveu:
Trate a pessoa, não a doença. As Ervas curam nossos medos, nossas ansiedades, nossas preocupações, nossas falhas e nossos erros, são estes que nós devemos detectar e não a doença, não importando qual seja, ela acabará.

Em relato ao Medical Discoveries,  ele disse: "Eu quero fazer isto tão simples quanto possível, se tenho fome, eu saio e pego um alface da minha horta, se estou doente e tenho medo, eu pego uma dose de Mimulus no chá."

No livro Cura-te a Ti, ele ressalta: Enquanto as nossas almas e personalidades estiverem em harmonia, tudo será felicidade, paz e saúde. A doença, embora aparentemente cruel, nos ajuda a aprender lições que precisamos saber. A doença não é punição. Ela tem finalidade de nos dar uma lição e nunca será erradicada até que a lição seja aprendida. Seu objetivo é trazer de volta o estado original de harmonia entre a personalidade e a alma. O fato de um indivíduo ainda ter vida, indica que há esperança.Temos que ser firmes na determinação de vencer e na vontade de ganhar o topo da montanha. Nenhuma grande ascensão se realiza sem falhas ou quedas; estas devem ser consideradas como simples experiências enviadas para nossa educação, e tendo sido experimentadas podem ser esquecidas, pois a lição vive em nós.Com firmeza devemos andar para frente e adiante, sem nunca olharmos para trás, mas sim para o futuro glorioso com sua luz brilhante que está sempre a nossa frente.Todo medo deve ser eliminado pois é estranho a nós. Sendo filhos do Criador, somos Fagulhas da Vida Divina, somos invencíveis. Indestrutíveis e inconquistáveis.A doença é única e puramente corretiva; nem vingativa, nem cruel, é o meio adotado pelas nossas próprias Almas para mostrar-nos nossos erros, impedir que façamos mais mal a nós mesmos e trazer-nos de volta ao caminho da verdade e da Luz, do qual nunca deveríamos ter saído.A doença é aparentemente cruel porque é o resultado do pensamento e ação errada, que aparenta ser crueldade aos olhos dos outros. Portanto a necessidade em desenvolver o lado do amor e da irmandade de nossa natureza ao máximo, pois isto fará que a crueldade seja algo impossível no futuro.A cura da doença pode ser encontrada descobrindo o errado dentro de nós e erradicando esta falha pelo desenvolvimento pleno da virtude oposta. Não lutando contra o errado, mas permitindo que a virtude oposta inunde nosso Ser e ilumine a falha de nossa natureza... Devemos prontamente praticar a paz, imaginando nossa mente como uma lagoa a ser mantida sempre calma, sem ondas ou mesmo ondulações que possam interferir em sua tranqüilidade e gradualmente desenvolver seu estado de paz até que nenhum evento da vida, nenhuma circunstância, nenhuma outra personalidade possam, sob condição alguma, afetar a superfície desta lagoa ou fazer surgir dentro de nós qualquer sentimento de irritação, depressão ou dúvida.Devemos considerar o opressor da mesma maneira como enfrentamos um adversário no esporte, como uma personalidade com a qual estamos fazendo o Jogo da Vida, sem o menor traço de amargura e se não fosse por esse oponente, não teríamos a oportunidade de desenvolver nossa própria coragem e individualidade.

domingo, 1 de setembro de 2013




As pessoas perguntam sempre por quanto tempo elas precisam fazer o tratamento com os florais e se começarão a melhorar rápido. Não há uma resposta simples para essa questão pois, cada pessoa é única e cada situação também.
Às vezes, somente algumas doses já farão efeito. Mas para problemas enraizados, antigos, talvez demore alguns meses, anos...a cura é um processo que depende de vários fatores, mas o essencial, o mais importante, é o primeiro passo: procurar ajuda e começar o tratamento. Não desista, persista! O resultado sempre será satisfatório.


Hoje temos pressa em tudo. Queremos tudo para ontem! O problema é que nenhuma doença se estabelece de repente; é gradual. São anos ou décadas de maus costumes, erros alimentares, sentimentos prejudiciais, traumas...então, o mais importante é o primeiro passo: procurar ajuda!
Seja de um médico, para avaliar o problema, ou de um psiquiatra, ou um fisioterapeuta, ou um psicólogo, enfim, descobrir o que está acontecendo. Psicoterapia sempre é benéfica! Faço e recomendo! Nada melhor do que se conhecer.
Os florais são um tratamento complementar de muita valia. Só quem já utilizou corretamente essa terapia sabe o que estou dizendo. Nos traz calma, discernimento, e com o passar do tratamento, muitas vezes pode nos ajudar a curar certas doenças, principalmente as psicossomáticas.